CDRS / CATI

Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS/CATI) 

Agindo no presente para preservar o futuro. Promover o desenvolvimento rural sustentável através de programas e ações participativas, com envolvimento da comunidade, de entidades parceiras e de todos os segmentos dos negócios agrícolas. O objetivo é obter um desenvolvimento rural sustentável, que atenda às necessidades do presente e garanta qualidade de vida às futuras gerações.

A atual prioridade da instituição no estado é o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, estabelecido em 2000, através de parceria com o Banco Mundial. O Programa de Microbacias atinge 925 microbacias em 509 municípios, com 68 mil famílias envolvidas. São 8,5 mil atendimentos no campo ou 9,1 milhões de reais em incentivos diretos pagos aos agricultores de pequeno e médio portes.

O lema “O Programa de Microbacias melhora sua vida” mostra que, embora se desenvolvam em propriedades rurais, as ações atingem a todos, no campo e na cidade. No campo, o Programa fortalece o associativismo, conduz programas de educação, implanta equipamentos para levar saneamento e abastecimento de água, capacita e difunde alternativas de renda aos produtores. Esse Programa tem forte atuação na preservação ambiental através de assistência técnica no controle de erosão, recuperação de estradas rurais, incentivo ao plantio direto e a recuperação e plantio de matas ciliares. Tais ações no campo impactam áreas urbanas uma vez que contribuem para a diminuição da poluição, o aumento da vazão dos rios, o fornecimento de alimentos mais saudáveis e a redução do êxodo rural.

Atende prioritariamente a agricultura familiar através da assistência técnica e da capacitação do agricultor familiar em desenvolvimento rural sustentável e em crédito rural, para utilização dos recursos das linhas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – O banco do agronegócio familiar (FEAP/BANAGRO).

Com sede em Campinas, possui 40 escritórios de desenvolvimento regional e está presente nos municípios paulistas através das Casas da Agricultura. A instituição também produz e fornece sementes e mudas de qualidade a preços acessíveis aos agricultores brasileiros. Além, disso, também difunde conhecimento através da publicação e venda de boletins técnicos de diversas culturas.

www.cati.sp.gov.br