CPqD

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações

Fruto não só do talento de uma geração que acreditou no potencial criativo dos especialistas brasileiros, mas também da confiança que a sociedade depositou na instituição, pode-se afirmar seguramente que o CPqD é a maior organização de pesquisa e desenvolvimento em telecomunicações e tecnologia da informação do Brasil e também da América Latina. Possui uma das melhores e mais completas estruturas laboratoriais, além de uma forte capacitação técnica e de planejamento. Seus profissionais estão entre os melhores do mercado brasileiro.

Sistemas de suporte a operações e negócios, serviços laboratoriais e tecnologias de serviços compõem o portfólio do CPqD atualmente.

Ao longo da história saíram da mente de seus especialistas as centrais de comutação digital Trópico que contribuíram para popularizar o telefone no Brasil; o sistema de telefonia publica a cartão indutivo concebido para atender a realidade brasileira; além das tecnologias de antenas, multiplexadores digitais e comunicações ópticas. Seus produtos e serviços são amplamente utilizados por todas as operadoras no Brasil e também em diversas empresas no exterior. Sua expertise tem contribuído com o governo brasileiro, no apoio à sua política de desenvolvimento do país.

O CPqD, de olho no futuro, investe fortemente na busca de novos negócios em outros mercados, tais como: energia, financeiro, governo, que contemplem as múltiplas áreas do conhecimento tecnológico. Neste sentido, tem como um de seus objetivos estratégicos conseguir a perfeita integração de sua capacitação com as necessidades desses novos mercados.

Em síntese, além do desenvolvimento de tecnologia focada nos desafios do processo de convergência, o CPqD contribui decisivamente para o progresso da sociedade brasileira, promove a geração de riqueza,  a criação de empregos e de novas empresas, a exportação de produtos e serviços, a formação de redes de inovação e o fortalecimento de pequenas e médias empresas. Não menos importante, contribui para o fornecimento de tecnologias e soluções para a população mais carente – como parte do esforço de inclusão social.

www.cpqd.com.br