Embrapa leva tecnologias em agricultura digital para o InovaCampinas 2019

Embrapa leva tecnologias em agricultura digital para o InovaCampinas 2019

Neste ano, o estande da Embrapa no InovaCampinas Trade Show 2019, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro, terá como atrações inovações desenvolvidas por startups, softwares e aplicativos móveis, realidade virtual e sistemas web. Uma das novidades para o público será o túnel de realidade virtual onde, por meio de óculos especiais, os visitantes poderão conhecer como funcionam os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) – uma estratégia que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área.

Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, diversificando a produção e elevando a produtividade. Ao percorrer o túnel, é possível visualizar, de maneira lúdica e sensorial, a transformação de uma área degradada, com baixa capacidade de produção, em uma área produtiva e sustentável.

Entre outras tecnologias em agricultura digital que serão apresentadas no evento pelas Unidades da Embrapa da região está a plataforma AgroAPI, desenvolvida pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), que visa disponibilizar informações e modelos que podem ser utilizados por empresas e startups na criação de novas soluções digitais, com redução de custo e de tempo. Também serão apresentados o aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, que permite consultar a época do ano mais indicada para o plantio de mais de 40 culturas agrícolas; o WebGIS TerraClass, um sistema interativo que oferece acesso ao monitoramento da vegetação e da dinâmica de uso e cobertura da terra em áreas desflorestadas da Amazônia Legal; além da demonstração de aplicações baseadas em inteligência artificial utilizadas para detecção automática de frutos.

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) vai levar o AgroTag, aplicativo desenvolvido para identificar, qualificar e compartilhar informações sobre sistemas ILPF implantados no Brasil; o software Aquisys, voltado para boas práticas de manejo e gestão ambiental na produção de peixes, como a tilápia; e também o projeto Fazenda Conectada, que visa fomentar a criação de soluções de internet das coisas (IoT) para o agronegócio a partir da disponibilização de áreas de experimentação, como plantações, laboratórios e estufas, para a realização de testes e validação de dispositivos, softwares e soluções de conectividade no campo, em parceria com a Embratel, Claro e Instituto de Pesquisas Eldorado.

O InovaCampinas 2019 será realizado na Expo D.Pedro, em Campinas (SP). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.