Sobre a FFCi

A Fundação Fórum Campinas inovadora (FFCi) é uma entidade que reúne a representação de todas as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) de maior relevância da região de Campinas, além das principais associações empresariais e órgãos governamentais, que têm atuação ou influência direta no ecossistema de inovação da região. Atualmente, seu Conselho Superior é composto por 24 membros, dirigentes destas entidades.

A FFCi tem como principal objetivo promover e ampliar a utilização da Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), visando contribuir para um significativo aumento da competitividade e o fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico regional e nacional.

Sua história começou oficialmente em 2002, como consequência de um movimento iniciado pelos dirigentes de 11 instituições de pesquisa e desenvolvimento da macro região de Campinas, entre elas, as duas principais universidades: Unicamp e PUC-Campinas. Em 2015, novos participantes ligados ao setor empresarial e governamental passaram a integrar a FFCi. Com essa configuração, a Fundação atua para promover a C,T&I e a articulação de todos os principais atores deste ecossistema de inovação e empreendedorismo. É um elemento chave para maior interação e alinhamento, visando uma melhora significativa da apropriação do conhecimento pelo setor produtivo, de tal forma a proporcionar maior benefício para toda sociedade.

Atuação

  • Reunindo as mais relevantes instituições de ensino e pesquisa, a indústria e o poder público, a FFCi promove a articulação, integração e alinhamento entre os vários atores promotores da ciência, tecnologia e inovação da região de Campinas.
  • Atua em pautas relevantes do setor, capitalizando forças em defesa e valorização da CT&I na região e no país. Por meio do seu poder de representação, desempenha importante papel junto ao poder público apresentando as demandas e interesses do setor.
  • Busca promover conhecimento e valorização, por parte da sociedade, da importância da ciência, da tecnologia, do empreendedorismo e da inovação. Contribui, dessa forma, com uma cultura de apoio e reconhecimento da população sobre a relevância da CT&I para o desenvolvimento socioeconômico.
  • Promove um ambiente colaborativo e de troca de informações entre os vários atores da área de CT&I.
  • Contribui com o desenvolvimento social e econômico sustentado da região de Campinas, por meio do estímulo à economia do conhecimento, fomentando a formação de novas empresas de base tecnológica e a conexão do setor empresarial com Instituições de Ciência e Tecnologia.

Ações

  • Inova Trade Show, um dos principais eventos de tecnologia e Inovação do país, com o objetivo de promover rodadas de negócio, demonstrar o potencial tecnológico e apresentar as novas tendências para o ecossistema inovador da região.
  • Programa “Transforme sua pesquisa em negócio” voltado para pós-graduandos interessados em desenvolver habilidades empreendedoras para apresentar suas pesquisas para o mercado e empresas inovadoras.
  • Webinars e eventos que promovem a disseminação de conhecimento e debates sobre temas relacionados aos ambientes de inovação e empreendedorismo
  • Reuniões temáticas para discussão de assuntos e temas em comum entre as instituições de CT&I
  • ‘Matchmaking’ entre os membros da FFCi: criação de um ambiente colaborativo com compartilhamento de informações e experiências e fomento de parcerias e negócios
  • Evento de exposição das instituições para divulgação do que é produzido em CT&I à sociedade