Palavra do presidente

Dr. Eduardo Gurgel do Amaral

Presidente

O Papel da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) no Sistema Loco – Regional de Inovação

 

A FFCi foi instituída, em 2002, pelos dirigentes das principais Instituições de Ciência e Tecnologia da região de Campinas para ser um meio de ampliar a utilização da ciência, tecnologia e inovação em favor da sociedade. Hoje congrega 22 Instituições com os principais representantes do setor acadêmico, governamental e empresarial.

Entre seus objetivos destacam-se a promoção do Polo de Alta Tecnologia de Campinas; o incentivo ao empreendedorismo, em especial o de alto impacto; o apoio aos ambientes promotores de inovação; a promoção da cultura visando a conscientização da sociedade para a importância estratégica da ciência, tecnologia e inovação para a competitividade e o desenvolvimento regional e nacional; a promoção do relacionamento entre os segmentos Acadêmico; Governamental e Empresarial – Tríplice Hélice; a integração das forças presentes na região em prol de fortalecer e ampliar o desenvolvimento sócio econômico sustentável.

A FFCi tem um papel importante na conexão das lideranças dos segmentos que compõe a Tríplice Hélice, criando sinergias, gerando confiança e promovendo o ambiente facilitador do fluxo de informações e conhecimento.

Desta forma, desde o início de sua atuação, assumiu a construção das bases de um Sistema Local de Inovação, por meio de diversas ações e projetos que tem sido realizados para consolidar a região de Campinas como um dos mais importantes Ecossistemas de Inovação do país.

É um processo desafiador e instigante, que está sendo construído graças ao comprometimento e empenho das lideranças das mais importantes Instituições de Ciência e Tecnologia, Empresariais e Governamentais.

Estas lideranças formam um conjunto notável de atores de grande envergadura, comandando instituições que tornam este território diferenciado, tanto em termos de expressão como de capacidade de contribuição para o estado e o país.

 

Por Eduardo Gurgel do Amaral

Presidente da FFCi

Setembro de 2019