Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
A Embrapa é uma das maiores instituições mundiais de pesquisa. Foi criada em 1973 com a missão de viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício da sociedade. Com sede em Brasília, conta com 37 centros de pesquisa e 3 unidades de serviço, distribuídos em quase todos os estados brasileiros. É vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A atuação da Embrapa contribui para a definição de políticas públicas para a agropecuária brasileira na Região Campinas. Suas três unidades de pesquisa temática e a de serviço dedicam-se à geração de tecnologias de ponta e a pesquisas voltadas a grandes temas nacionais. Possui um corpo técnico altamente qualificado em temas relacionados a ciências ambientais, monitoramento por satélite e tecnologias de informação (TI) e comunicação de dados. Na região, são 290 empregados, sendo 115 pesquisadores, 67% com doutorado.
A Embrapa Meio Ambiente, localizada em Jaguariúna, em uma área de mais de 9.800 metros quadrados ocupados por um complexo de laboratórios com 17 unidades de apoio e 45 hectares de campos experimentais, é referência em gestão ambiental territorial: atua com as comunidades rurais e com os principais atores da cadeia produtiva. Realiza pesquisas para reabilitação de áreas degradadas, uso sustentável dos recursos hídricos, controle biológico de pragas e doenças, e mudanças climáticas e mercado de carbono. Desenvolve estudos em biossegurança ambiental, biodegradação de agrotóxicos, qualidade de água e novas ruralidades.
O desenvolvimento de tecnologias de informação e de bioinformática aplicadas ao agronegócio é o foco de atuação da Embrapa Informática Agropecuária. Criada em 1985, situa-se no campus da Universidade Estadual de Campinas, ocupando uma área de 4.300 metros quadrados, destinada às atividades de pesquisa, desenvolvimento, laboratórios e treinamentos. Destaca-se pela criação de produtos e serviços de TI, com uso de padrões abertos, sistemas para a Web e desenvolvimento de software livre. Suas pesquisas abrangem, entre outros aspectos, a oferta de ferramentas e serviços em bioinformática estrutural, monitoramento agrometeorológico, organização e estruturação da informação e modelagem matemática e simulação.
A Embrapa Monitoramento por Satélite utiliza-se de dados de satélites espaciais e de recursos de cartografia digital para gerar informações sobre a ocupação agrícola, o uso das terras e o planejamento territorial. Suas pesquisas permitiram o desenvolvimento de sistemas de gestão e monitoramento territorial para temas relevantes como queimadas agrícolas, desmatamentos, indicadores de sustentabilidade, mudanças no uso e na ocupação das terras, zoneamentos ecológicos e econômicos, monitoramento de obras de infra-estrutura, mercado de carbono, entre outros. Estabelecida em Campinas, a Embrapa Monitoramento por Satélite é referência nos mercados de geoinformação e de observação da Terra.
A Embrapa Transferência de Tecnologia tem como missão reduzir a distancia entre as instituições geradoras de conhecimento e tecnologia do Setor Agropecuário, seus usuários e a sociedade. È constituída de 1 unidade central, 2 unidades de produção e 14 escritórios de negócios, sendo um deles em Campinas. Trabalha em parceria com instituições de pesquisa e organizações do Terceiro Setor, formando uma rede de validação e transferência de conhecimentos e tecnologias. Dias de campo, unidades demonstrativas, vitrines tecnológicas, treinamentos para agentes multiplicadores são alguns mecanismos utilizados para cumprir seus objetivos. Desenvolve projetos corporativos, voltados para as cadeias produtivas do agronegócio, agricultura familiar e comunidades tradicionais. Atua também na produção e no licenciamento de cultivares e na proteção intelectual das tecnologias da Embrapa.