IB

Instituto Biológico

FACHADA INSTITUTO BIOLÓGICACompetente nas ações relativas à sanidade animal, sanidade vegetal e em suas relações com o meio ambiente, o Instituto Biológico planeja e executa suas atividades para o atendimento das diferentes cadeias produtivas do agronegócio. Em seus 77 anos de existência, vem gerando conhecimento por meio de pesquisas e prestação de serviços à sociedade.

Criado pela comunidade representada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, é uma instituição que entende a agricultura paulista e brasileira como o caminho para a sobrevivência da população.

Como um dos primeiros centros de formação de cientistas e de debate científico no Estado de São Paulo, o IB atua no combate a zoonoses e às doenças e pragas de vegetais e animais; na busca de alternativas ao controle químico, como o controle biológico e a agricultura orgânica; na análise de resíduos de agrotóxicos em frutas, verduras, leite e no meio ambiente. A segurança alimentar tem espaço em muitas de suas pesquisas. Destaca-se também sua atuação constante na área de pragas urbanas. Em seus laboratórios com equipamentos de ponta, o IB desenvolve um grande número de projetos de pesquisa, gerando o conhecimento que propicia soluções em benefício das principais cadeias produtivas. Muitos desses projetos são desenvolvidos em parceria com entidades nacionais e internacionais.

ADALTON RAGA - PESQUISADORO IB participa de campanhas sanitárias contra febre aftosa, raiva, tuberculose, brucelose, cancro cítrico e clorose variegada do citros. Produz imunobiológicos e estabelece a constância na orientação técnica aos produtores e criadores. O conteúdo de suas pesquisas, prestação de serviços e novas tecnologias é publicado em suas revistas ou em outros órgãos de divulgação, tanto no Brasil como no exterior.

Toda essa atividade científica é dividida entre pesquisadores e funcionários de apoio que atuam no complexo de laboratórios da sede (São Paulo), do Centro Experimental (Campinas) e do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola (Descalvado) e em sua Unidade Laboratorial de Patologia Avícola (Bastos).

www.biologico.sp.gov.br