Case Cidades Inteligentes: como semicondutores e sistemas de mobilidade da Wernher von Braun tornaram-se exemplos para o mundo

Case Cidades Inteligentes: como semicondutores e sistemas de mobilidade da Wernher von Braun tornaram-se exemplos para o mundo

Instituições de pesquisa e empresas instaladas em Campinas estão à frente de projetos e iniciativas para o desenvolvimento de tecnologias que contribuem com o avanço do conceito de cidades inteligentes no Brasil e fora dele.

Por essas características, Campinas torna-se um solo fértil para a implantação de políticas públicas que a impulsionam como uma cidade inteligente e também passa a ser modelo para outros municípios e até países. 

Esse é o exemplo Centro de Pesquisas Wernher von Braun, cujo semicondutores e sistema de mobilidade desenvolvidos aqui tornaram-se exemplo para o mundo e para criação de protocolos internacionais na área. 

A tecnologia da von Braun é o primeiro case desta série da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) em que foram mapeados projetos e tecnologias que contribuem para cidades mais conectadas e acessíveis  e que promovam maior qualidade de vida à sociedade. Os cases serão publicados semanalmente. Confira: 

Wernher von Braun: Semicondutores e novos sistemas de mobilidade do Sem Parar são exemplos para o mundo

Semicondutores criados pelo Centro de Pesquisas Wernher von Braun, com sede em Campinas e membro da FFCi, são inspiração para outros países. A tecnologia é usada pela Sem Parar, empresa de pagamento automático em pedágios, estacionamentos e abastecimento.

Os semicondutores foram apresentados em eventos fora do país pelo von Braun que, desde então, passou a representar o Brasil em comitês de trabalho de especificação internacionais ISO e GS1, que definem protocolos globais em uso no mundo todo. Por esta ação, o Brasil é precursor nas implementações deste tipo, com base nesses semicondutores.

Os dispositivos desenvolvidos pelo von Braun, que são montados em etiquetas simples, apresentam alta eficiência no índice de leitura (são mais de 3 bilhões de passagens nas rodovias brasileiras). A substituição dos antigos tags movidos à bateria nos para-brisas também possibilitou reduzir sensivelmente os custos e aumentar o número de usuários.

Além dos semicondutores, o von Braun desenvolveu os sistemas que fazem a gestão de segurança e integram hoje todas as concessionárias do país reguladas pela Artesp, ANTT, entre outras.

Inspirada na mesma tecnologia, novas soluções em mobilidade e automação para outras áreas foram desenvolvidas pelo Centro von Braun.

 

“A partir da experiência com sistemas de mobilidade foi possível desenvolver novas plataformas tecnológicas e múltiplas aplicações, tanto para veículos quanto para produtos com menor valor agregado. O Brasil é um importante laboratório e referência para o mundo e costumamos dizer que se dá certo aqui, também vai dar em outros territórios”, afirma o presidente da empresa, Dario Sassi Thober.

 

Atualmente o Centro von Braun tem trabalhado na tecnologia de um novo produto: o Sem Parar Pay. O usuário paga pedágio sem usar dinheiro em espécie ou dispositivos instalados no carro. O pagamento é feito pelo smartphone ou pela mídia própria dos veículos de forma igualmente segura, possibilitando ampliar o atendimento a novos segmentos de usuários.

Entre outros desenvolvimentos, o Centro von Braun recentemente apresentou soluções “Blockchain as a Service” que atendem operações industriais e de serviços, garantindo padronização, segurança e rastreabilidade de dados. 

Clique aqui para assistir webinar sobre IOT na Transformação das Cidades e dos Negócios

 

Texto: Assessoria de Imprensa FFCi

Bruna Mozer

comunicacao@forumcampinas.org.br