Road Show Tecnológico dá luz a demandas sociais e acelera conexões entre empresas inovadoras e ICTs

Road Show Tecnológico dá luz a demandas sociais e acelera conexões entre empresas inovadoras e ICTs

Novidade da 9ª edição do Inova Trade Show, em Campinas, o Road Show Tecnológico foi um evento separado dos painéis principais, em uma área reservada, e apresentou um modelo diferenciado que ajudou a encaminhar conexões entre empresas de soluções tecnológicas e institutos de ciência e tecnologia (ICTs) – uma aproximação que ainda encontra barreiras no País. Outro objetivo do encontro foi dar luz a soluções para demandas atuais da sociedade, focando os temas Saúde, Energia e Alimentos.

A estimativa da organização é que os 31 expositores recebidos no espaço puderam trocar contatos e ideias com ao menos outros três que estiveram no local, o que poderá resultar em cerca de 100 conexões futuras, seja a curto, médio ou a longo prazo, para encaminhamento de novos negócios e soluções tecnológicas inovadoras. A ideia foi reservar um tempo de 10 minutos para cada convidado expor suas competências e pesquisas – incomum em fóruns como esse – e depois convidá-los a um networking, durante café oferecido ao final do bloco de apresentações, guiando conexões de forma prática e objetiva.

O modelo foi desenvolvido pela Alcance Innovation Consulting, empresa que está no mercado desde 2009 e presta consultoria de gestão da inovação e jurídico de inovação. Para a fundadora e CEO da Alcance, Mabel Alvarado, a adesão de empresas e institutos ao Road Show superou as expectativas, e gerou possibilidade de replicação do mesmo tipo de evento não só no Inova Trade Show, mas em outras mostras tecnológicas, de diferentes regiões do Brasil.

Mabel contou que a proposta do Road Show foi feita em junho para a Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), organizadora do Inova Trade, com a premissa de levar a esse espaço de conexão demandas relevantes na sociedade, e viabilizar soluções tecnológicas para elas. Após a escolha dos três temas a serem trabalhados, uma equipe de curadoria da Alcance entrou em contato com os ICTs indicados pela Fundação.

“Enviamos e-mails convidando esses institutos, e promovemos diversas reuniões. A ideia foi que elas escolhessem capacidades técnicas, soluções que estão desenvolvendo voltadas a esses temas, para que a gente apresentasse a empresas relacionadas diretamente a essas tecnologias. Depois fomos atrás das empresas”, explicou Mabel.

Segundo a CEO da Alcance, o retorno entre os empreendedores convidados foi bastante positivo. Eles ressaltaram principalmente a participação de ICTs nos encontros promovidos, e surpresa com a efetividade das exposições, mesmo que em um tempo curto. “Representantes que estiveram no evento da Unicamp, por exemplo, consideraram que esse formato deve inclusive ser levado para dentro da universidade”, afirmou.

Reuniões realizadas durante o Road Show Tecnológico.

 Conexões

Uma das conexões formadas no Road Show foi entre o braço de pesquisa da Bayer com o CNPEM e o Ital,(Instituto de Tecnologia de Alimentos). Segundo Renato Luzzardi, líder de inovação para P&D da Bayer, foi possível, após o encontro, alinhavar novas etapas para futuros acordos. “O CNPEM, por exemplo, há muito tempo estava no nosso radar, de prospectar oportunidades de projeto de colaboração. Então, foi sem dúvida uma grande oportunidade de encontrar os colegas, até então os contatos eram virtuais.”

Davi Figueira, diretor da cervejaria Lamas, também viu oportunidades de conexão, mesmo que a médio ou longo prazo, e com iniciativas que a princípio não teriam ligação direta com o seu negócio. “Mesmo sendo um evento rápido, existem conexões, às vezes próximas e que você nem sabia que existiam. Estava conversando com o pessoal do Inova e soube dessa empresa Plasmatec, que faz desinfecção usando plasma, algo bem diferente.” Ele considerou que, além dos temas priorizados no evento, discussões em diversas outras áreas são potenciais para encontros semelhantes, dada a extensão das cadeias produtivas, entre elas biologia, física, engenharia de processos e de produção.

Natali Pereira dos Santos, analista de desenvolvimento do negócio da Libbs Farmacêutica, ressaltou a necessidade urgente de aproximação entre os atores da inovação no País, e disse acreditar que ainda faltam ações voltadas a “conectar as necessidades das empresas com as pesquisas desenvolvidas nas universidades”. “Por isso, considero a participação em eventos como esse muito relevantes”, afirmou

Segundo Fábio Makita, diretor do Instituto Hercílio Randon de ciência e tecnologia, iniciativas como a que ocorreu no IAC oferecem “uma atualização rápida do que está acontecendo”, por dar acesso direto a diversos atores do ecossistema de inovação no mesmo local. Entre os assuntos que ele gostaria de ver em outros fóruns estão os ligados a transporte e mobilidade, que são os seus principais focos de pesquisa. “Também entendimento do impacto das tecnologias, de inteligência artificial, ciência dos materiais e eletrificação. São assuntos sempre bem-vindos.”

Já o líder de inovação para a América Latina da GE, Leonardo Gross, sugeriu que, além de participarem de eventos importantes como esse, empresas e institutos de inovação voltem também seus olhares para outros ecossistemas tecnológicos, pouco explorados. “Ficamos muito no eixo Rio-São Paulo e não conseguimos chegar a outros ecossistemas, como América Latina e até o Nordeste.”

Saiba mais

Nas palavras da CEO Mabel Alvarado, “a missão da Alcance é divulgar e ajudar na aplicação dos instrumentos legais que compõem o Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação”. Na questão jurídica, a consultoria o que contempla a aplicação do Marco Legal da Ciência Tecnologia e Inovação com o destaque para modelagem de negócios inovadores, funding e incentivos fiscais. Também atua na relação universidade-empresa e marco legal das startups, tendo como um dos seus objetivos apoiar no desenvolvimento de estratégias corporativas de inovação tecnológica.

A consultoria atua no mercado desde 2009 e em 2021 transferiu sua sede para Campinas em face da relevância da região no tema de tecnologia e inovação.

 

Inova Trade Sho também contou com palestras e mais de 14horas de conteúdo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Claudio Liza

Fotos: Pedro Amatuzzi