Fundação Fórum Campinas integra instituições para promover a CT&I e o empreendedorismo para o aumento da competitividade e do desenvolvimento socioeconômico

Fundação Fórum Campinas integra instituições para promover a CT&I e o empreendedorismo para o aumento da competitividade e do desenvolvimento socioeconômico

Conheça mais sobre a Fundação Fórum Campinas Inovadora, quais seus propósitos e suas ações! Em nosso site, você também terá acesso a uma série em que apresentaremos todos os membros da entidade. Acompanhe!

A Fundação Fórum Campinas inovadora (FFCi) é uma entidade que reúne a representação de todas as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) de maior relevância da região de Campinas, além das principais associações empresariais e órgãos governamentais, que têm atuação ou influência direta no ecossistema de inovação da região. Atualmente seu Conselho Superior é composto por 22 membros, dirigentes destas entidades. A FFCi tem como principal objetivo promover e ampliar a utilização da Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), visando contribuir para um significativo aumento da competitividade e o fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico regional e nacional. 

Sua história começou oficialmente em 2002, como consequência de um movimento iniciado pelos dirigentes de 11 instituições de pesquisa e desenvolvimento da macro região de Campinas, entre elas, as duas principais universidades: Unicamp e PUC-Campinas. Em 2015, novos participantes ligados ao setor empresarial e governamental passaram a integrar a FFCi.

Com essa configuração, a Fundação atua para promover a C,T&I e a articulação de todos os principais atores deste ecossistema de inovação e empreendedorismo. É um elemento chave para maior interação e alinhamento, visando uma melhora significativa da apropriação do conhecimento pelo setor produtivo, de tal forma a proporcionar maior benefício para toda sociedade. “A Fundação tem papel de articuladora e integradora, que são ações fundamentais para consolidar um ecossistema efetivo capaz de criar produtos, serviços ou soluções inovadoras e de alto impacto, fortalecendo a competitividade e o desenvolvimento socioeconômico sustentado na região e no país”, explica o presidente da FFCi e diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Eduardo Gurgel do Amaral. 

Para tentar alcançar esses resultados, em 2021 a FFCi tem atuado em diversas frentes estratégicas. Uma delas é a realização de webinares mensais e gratuitos que tratam de temas relevantes para a área e onde são compartilhadas experiências dos principais atores do ecossistema da região de Campinas. A FFCi também é realizadora do Inova Trade Show, um dos principais eventos de inovação e empreendedorismo e que, neste ano, chega a sua 8ª edição, sendo pela segunda vez totalmente online. “É essencial que as instituições promovam discussões dentro de áreas temáticas para fortalecer pautas de relevância para os diversos setores e projetos convergentes, escaláveis e inovadores”, afirma Antônio Álvaro Duarte de Oliveira, vice-presidente de Administração e Finanças da FFCi e diretor-presidente da Fundepag.

Dentro deste escopo, a Fundação também atua para promover o estímulo à economia do conhecimento e fomentar a formação de novas empresas de base tecnológica. Para isso, em 2020, realizou a primeira edição do programa “Transforme sua pesquisa em negócio” em que pós-graduandos e pesquisadores passaram por uma capacitação para desenvolver habilidades empreendedoras e apresentaram seus projetos para uma banca de especialistas. A segunda edição está prevista para agosto de 2021.

“A Fundação atua para promover um ambiente de conexão, não apenas entre as próprias instituições, mas também com as empresas e, assim, contribuir com o desenvolvimento da região de Campinas”, afirma Newton Frateschi, vice-presidente de Relações Institucionais da FFCi e atualmente responsável por C,T&I na Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campinas. 

Representatividade e defesa da CT&I

Outra frente de atuação da Fundação Fórum Campinas inovadora é o seu relevante papel na representação do setor como capitalizadora de forças para defesa e valorização da CT&I na região e no país.  Para José Eduardo Azarite, vice-presidente de Marketing da FFCi e vice-presidente de Corporate Innovation da Venture Hub, esse trabalho é fundamental para levar ao poder público as demandas e interesses da área, de forma conjunta. “Por meio do seu poder de representação, a Fundação fortalece pautas de interesse em comum das instituições, além de apresentar uma agenda propositiva”, explica.

Com essa articulação, a Fundação também busca ampliar o reconhecimento da sociedade sobre a importância da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento socioeconômico. “A Fundação é estratégica para fortalecer a presença dos institutos de pesquisa e das universidades e que, de fato, haja reconhecimento da sociedade sobre a importância da ciência para o progresso, para o desenvolvimento da qualidade de vida de todos. Para isso faz-se importante uma maior aproximação da comunidade”, considera o Pe. José Benedito de Almeida David, vice-presidente de Desenvolvimento da FFCi e vice-reitor da PUC-Campinas.

Com isso, por meio de suas atividades – como uma agenda consolidada para 2021 – e sua forma de atuação, a FFCi busca se fortalecer como um canal para conexão e integração entre seus 22 membros  que são referências em CT&I no país. “Entendemos que essa integração entre as instituições públicas e privadas são importantes para resolver problemas em comum e, para além disso, causar impacto na sociedade e contribuir com seu desenvolvimento”, acrescenta o vice-presidente de Programas e Projetos da FFCi e Assessor de Relações Institucionais do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), Rui Henrique Pereira Leite de Albuquerque.

 

Assessoria de Imprensa – Fundação Fórum Campinas Inovadora

contato: Bruna Mozer

contato@forumcampinas.org.br