Na mídia: Radar C | Inovação e emprego ‘criativo’ destacam Campinas em ranking nacional

Na mídia: Radar C | Inovação e emprego ‘criativo’ destacam Campinas em ranking nacional

Fundação Fórum foi destaque no site Radar C. Confira reportagem publicada:

Campinas está na sétima posição da lista “inovação e dinamismo econômico” de um estudo divulgado na última semana e que aponta as cidades mais competitivas do Brasil. Este é um dos 13 pilares do “Ranking de Competitividade dos Municípios”, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP)” e no qual Campinas aparece como a nona cidade mais competitiva entre outros 411 municípios.

No estudo, cada um dos pilares tem vários indicadores que compõem o resultado. Dois deles, em que Campinas se destaca, avaliam o financiamento à pesquisa e desenvolvimento científico no município e a existência de empregos em empresas inovadoras.

No indicador “recurso para pesquisa e desenvolvimento científico”, a cidade está em quarto lugar. Já em “empregos no setor criativo”, fica na nona posição, à frente de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo (confira as cidades melhores colocadas abaixo).

Os indicadores sinalizam a capacidade de crescimento e desenvolvimento econômico da cidade a longo prazo e as condições que permitem a produção de mais, novos e melhores produtos e serviços por empresas e instituições. Também mensuram as condições para produção de bens diversos, de alto valor agregado e a capacidade de migração da estrutura produtiva para reduzir o efeito de choques externos.

Segundo a Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) , um dos motivos para o bom desempenho é o fato de Campinas concentrar importantes universidades e instituições de pesquisa, além de empresas de base tecnológica responsáveis por criar soluções e tecnologias inovadoras.

“Claramente nota-se que o fomento ao ecossistema de inovação e ações para atração de talentos de Campinas são fundamentais para aumentar a competitividade da cidade e gerar impacto socioeconômico”, avalia o vice-presidente de Relações Institucionais da Fundação, Newton Frateschi, também responsável pela área de inovação na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campinas.

Ele afirma ainda que a recente aprovação da Lei de Inovação de Campinas é uma das ações do poder público neste sentido. A Lei, que faz parte do Programa de Ativação Econômica e Social (Paes), torna a cidade a primeira do Brasil a se adequar ao Marco Legal das Startups e Empreendedorismo Inovador.

A FFCi é uma entidade que reúne Instituições de Ciência e Tecnologia da região, além das principais associações empresariais e Órgãos governamentais que têm atuação ou influência direta no ecossistema de inovação.

Ranking

No pilar do ranking “Inovação e Dinamismo Econômico”, Campinas está atrás de Barueri (SP), da cidade de São Paulo, Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Osasco (SP) e São Carlos (SP).

Já no indicador “empregos do setor criativo”, Campinas é superada por Barueri (SP), Santana de Parnaíba (SP), Barra Mansa (RJ), Lages (SC), Limeira (SP), São Leopoldo (RS), Blumenau (SC) e Florianópolis (SC).

No indicador “recursos para pesquisa e desenvolvimento científico”, estão à frente de Campinas, São Carlos (SP), Lavras (MG) e Florianópolis (SC).

 

Assessoria de Imprensa FFCi

comunicacao@forumcampinas.org.br