Pesquisadoras da São Leopoldo Mandic e Sonar Cultural são vencedoras do ‘Transforme sua Pesquisa em Negócio’

Pesquisadoras da São Leopoldo Mandic e Sonar Cultural são vencedoras do ‘Transforme sua Pesquisa em Negócio’

As pesquisadoras Daniela Ribas Ghezzi, da Sonar Cultural Pesquisas, e Almenara de Souza Fonseca Silva, da Faculdade São Leopoldo Mandic, foram as vencedoras da 2ª edição do programa “Transforme sua Pesquisa em Negócio” realizada nesta quarta-feira (27/10) pela Fundação Fórum Campinas Inovadora. 

Daniela, que foi a vencedora pela banca e apresentou pitch do seu projeto “ID_Musique”, levou prêmio de R$ 3 mil e poderá utilizar por três meses o coworking do Espaço Mescla, da PUC-Campinas, além de participar do Programa de Aceleração da Universidade. 

Almenara foi a pesquisadora com mais votos do público e apresentou sua pesquisa “Conjunto de arcos dentais pré-fabricados flexíveis e com dentes ajustáveis”.

Além das vencedoras, a final também contou com a apresentação de outros quatro pesquisadores da Unicamp, Farmanguinhos/FioCruz e Entropic Solutions. clique aqui para conhecer outros projetos

Sobre o programa

Com cerca de 60 inscritos neste ano, o objetivo do programa é desenvolver habilidades empreendedoras para que pesquisadores apresentem os resultados dos estudos para o mercado ou até mesmo fundar uma startup com base em ciência. 

Durante a competição, os participantes receberam treinamento de Lean Canvas e entregaram um modelo de negócio baseado em suas pesquisas. Os trabalhos foram avaliados por profissionais e os dez selecionados para a semifinal passaram por mentorias e treinamento de pitch. Os seis finalistas também receberam consultoria individual. 

A final contou com uma banca composta por especialistas na área de inovação do Ifood, Puc-Campinas, São Leopoldo Mandic, Venture Hub, UniAngels e Grid Exponential. 

O programa tem patrocínio do Ifood, Hub Mandic Health Innovation, Espaço Mescla e apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp, São Leopoldo Mandic, Fundepag, PUC-Campinas, CNPEM, Prefeitura de Campinas, Campinas Tech, Embrapa, Agência de Inovação da USP e Scibiz.

Conheça mais sobre as pesquisas das vencedoras

Daniela Ribas Ghezzi (Sonar Cultural Pesquisas LTDA – pesquisadora)

ID_Musique

A pesquisa visa resolver a falta de dados qualitativos para mapeamento do perfil de público e a falta de metodologias de análise de comportamento de audiência na área da música, técnicas essenciais num mercado musical marcado pela hiperdigitalização da Economia da Atenção e que lança mais de 60.000 músicas por dia na principal plataforma de streaming (Spotify).

 

 

 

 

Almenara de Souza Fonseca Silva (Faculdade São Leopoldo Mandic  – pesquisadora)

Conjunto de arcos dentais pré-fabricados flexíveis e com dentes ajustáveis

Atualmente os dentes artificiais para confecção de próteses dentárias estão disponíveis no mercado de forma unitária e são montados um a um durante o processamento laboratorial das próteses. Este projeto constituído por uma parceria entre a Faculdade São Leopoldo Mandic e Unicamp, visa o desenvolvimento de arcos dentais pré-fabricados, nos quais os dentes seriam disponibilizados pré-montados, tornando-se uma alternativa aos dentes hoje vendidos isoladamente. Os arcos atualmente encontram-se em fase de validação clínica, tendo sido aplicados em cerca de 100 pacientes: idosos, indígenas aldeados (Mutirão Prótese em 1 Dia/DSEI Bahia) e ribeirinhos da Amazônia (Barco da Saúde SL Mandic), por meio do projeto Prótese em 1 Dia, que conta com o apoio do Ministério da Saúde.

 

Texto: Assessoria de Imprensa – FFCi

contato@forumcampinas.org.br