Conheça nossos membros | Unidades da Embrapa: inovação na agricultura do país

Conheça nossos membros | Unidades da Embrapa: inovação na agricultura do país

A Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCI) conta com 22 membros, entre eles as mais relevantes instituições de ciência e tecnologia da região de Campinas, além das principais associações empresariais e órgãos governamentais que têm atuação ou influência direta no ecossistema de inovação. Para que você conheça melhor a FFCI, nós realizamos a série onde apresentamos os nossos membros que constroem a história e fortalecem as ações da Fundação. Confira!

Unidades da Embrapa: inovação na agricultura do país

Fazem parte da Fundação, as três unidades da Embrapa: Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Informática Agropecuária e Embrapa Territorial. Para Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária e membro do Conselho Superior da FFCI, a entidade é um importante agente catalisador e facilitador dentro do ecossistema de inovação da região de Campinas. 

 

“Neste contexto, os centros de pesquisa das três unidades da Embrapa têm um potencial de contribuir atuando de maneira transversal a outras instituições de ciência, tecnologia e inovação, além das startups, seja na área de agricultura digital, geotecnologias e sustentabilidade na agricultura.”

 

A Embrapa Meio Ambiente  foi criada em 1982 e se localiza em Jaguariúna-SP. É reconhecida como referência nacional e internacional em pesquisa, desenvolvimento e inovação na interface agricultura e meio ambiente. Atua em temas na fronteira do conhecimento, como genômica, metagenômica e nanotecnologia; em problemas de relevância atual e futura, como mudanças climáticas, degradação de recursos hídricos e problemas fitossanitários emergentes; e em temas propositivos que buscam dar respostas concretas para os desafios da sustentabilidade na agricultura, como sistemas integrados de produção, boas práticas agrícolas e aquícolas, gestão agroambiental, agricultura de base ecológica, sistemas agroflorestais, agregação de valor a produtos da biodiversidade, modelos de restauração de áreas de proteção permanente, entre outros. Entre 2015 e 2021, a unidade gerou 59 soluções tecnológicas e liderou 99 projetos de pesquisa.

A Embrapa Informática Informática foi criada em 1985 e desenvolve soluções em tecnologia da informação e comunicação (TIC) para atender às demandas do setor agropecuário, apoiar políticas públicas e contribuir com o ecossistema de inovação em agricultura digital. Atua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) por meio de soluções biotecnológicas e digitais que contribuam para o avanço da agricultura brasileira. Entre 2015 e 2021, a unidade liderou mais de 70 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), gerou 21 soluções tecnológicas; licenciou 28 softwares, tendo realizado o registro de 11 programas de computador e de 32 marcas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI); e realizou a gestão de 38 serviços web referentes a projetos e ações de PD&I da Embrapa e parceiros.

Embrapa Territorial foi criada em 1989 e está localizada em Campinas-SP. Trabalha para viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação em inteligência, gestão e monitoramento territorial para a sustentabilidade e competitividade da agricultura brasileira. Sua atuação é nacional e em áreas estratégicas para a agricultura no país. Instalada em uma área de 20 mil m2, nos últimos dois anos, a unidade gerou mais de 20 ativos e soluções tecnológicas com foco em (praticamente) todas as regiões do Brasil. A área de Gestão de Dados e Informação Espacial conta com mais de 15 mil itens em acervo cartográfico e uma Infraestrutura de Dados Espaciais com mais de 370 dados brutos disponibilizados. Mantém 1.947 publicações disponíveis online. Em 2019 e 2020, foram 196.456 downloads, oriundos de 138 países.

 

Conheça outros membros da FFCi, clique aqui 

Assessoria de Imprensa FFCi

comunicacao@forumcampinas.org.br