Eldorado expande laboratório e mais uma vez é pioneiro em testes da tecnologia 5G no Brasil

Eldorado expande laboratório e mais uma vez é pioneiro em testes da tecnologia 5G no Brasil

O Instituto ELDORADO, destaque por liderar o desenvolvimento da tecnologia no Brasil, agora é mais uma vez pioneiro no país a oferecer testes para a certificação da tecnologia 5G na faixa de ondas milimétricas (FR2) em seu laboratório de testes. Essa é uma evolução tecnológica dos dispositivos de quinta geração, que proporciona integração de altíssima qualidade a diversos serviços e equipamentos, com aumento da taxa de dados e baixa latência. A nova faixa de frequência opera no Brasil em 26 GHz, o que permite maior velocidade nas conexões.

O laboratório permite testes de compatibilidade eletromagnética (EMC), Segurança Elétrica, Radiofrequência (RF) e SAR (Specific Absorption Rate) em dispositivos móveis nas redes 5G NSA (non-standalone) e SA (standalone), expandindo seu escopo para FR2 (Frequency Range 2).

“Estamos falando de mais um investimento do Instituto que o coloca à frente na certificação de dispositivos móveis no Brasil. Em 2020, esse mesmo laboratório foi o primeiro ambiente de análise e validação de dispositivos 5G no país e serviu como base para diversos estudos e o desenvolvimento da tecnologia”, explica o Gerente de Desenvolvimento de Negócios do Instituto ELDORADO, Alessandro Andreo.
Certificação de dispositivos móveis Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promoveu o leilão das bandas de 5G, incluindo as faixas de frequência de 3,5 GHz, chamadas de FR1 (Frequency Range 1) e as faixas de ondas milimétricas em 26 GHz, conhecidas como FR2 (Frequency Range 2).

A Anatel também atualizou os requisitos técnicos para certificação de dispositivos móveis, tanto para telefone móvel quanto para estações terminais de acesso (ETA), o que inclui os testes necessários para o 5G FR2. Por isso, o laboratório de testes do ELDORADO será fundamental nessa nova etapa para o desenvolvimento dos dispositivos de quinta geração no Brasil.

Pioneirismo no 5G desde o começo Em 2020, o Instituto ELDORADO lançou o primeiro laboratório para análise e validação dos dispositivos 5G para fabricantes do Brasil na faixa FR1 (Frequency Range 1). Graças a esse ambiente, foi possível simular todas as condições de operação dos dispositivos destinados a redes 5G, oferecendo às grandes empresas condições de estudo e desenvolvimento para operar nessa nova tecnologia no Brasil. Essa estrutura contribui efetivamente para que a tecnologia 5G seja implementada com
segurança e qualidade para todos os usuários.

Divulgação: Instituto de Pesquisas Eldorado

Sobre o Complexo laboratorial

O ELDORADO investe constantemente em sua infraestrutura tecnológica e um dos grandes destaques é o complexo laboratorial, de mais de 3 mil m², que conta com o que há de mais moderno e inovador na área. O Instituto busca atuar como um indutor tecnológico, provendo infraestrutura no estado da arte, formando e capacitando recursos humanos no exercício real e efetivo em ensaios e testes de produtos com agilidade.

São mais de 20 laboratórios, entre eles a câmara OTA (Over-the-Air), 100% anecoica, que permite o desenvolvimento e a modelagem de antenas e transceptores integrados, incluindo os dispositivos com tecnologias de vanguarda, como antenas especiais para IoT, chamadas
“wearable textile antennas”.

O equipamento, único na América Latina, é usado para desenvolver e validar sistemas de transmissão de sinais wireless, além de contar com uma câmara semianecoica, de 10 metros e um quiet zone de 5 metros, que permitem o desenvolvimento de testes de equipamentos de grande porte.

Para mais informações, entre em contato com negocios@eldorado.org.br

Sobre o Instituto ELDORADO

Uma trajetória de sucesso consolidou o ELDORADO como referência quando o assunto é PD&I no Brasil. Já são 22 anos trabalhando ao lado de parceiros nacionais e globais que buscam soluções disruptivas em PD&I e Inovação, Testes de Laboratórios, Certificação de Produtos para Telecomunicações, Capacitação e Treinamento e Consultoria em Inovação.

Com unidades em Campinas, Brasília, Porto Alegre e Manaus, o Instituto cada vez mais fortalece a sua atuação no desenvolvimento de soluções inovadoras nos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação, Agronegócio, Automotivo, Energia, Oil & Gas e
Saúde.

O ELDORADO é protagonista em Inovação Aberta, promovendo a construção colaborativa de ideias e soluções para cada necessidade do mercado. Como resultado, apresenta cases de sucesso e ampla expertise em tecnologias como: IA, IoT, big data, analytics, realidade virtual, realidade aumentada e data lake. Ao longo desses anos, é presença constante em rankings de reconhecimento nacional, que
destacam as melhores empresas para atuar no país, como o ranking dos Lugares Incríveis para Trabalhar.

Texto: Assessoria de Imprensa Eldorado

Tags:
, ,