Interdependência, Ciência, Tecnologis e Inovação e a Região de Campinas
Instituições de C&T&I

SiDi – Tecnologia da Informação e Serviços

Criamos soluções para um mundo mais inteligente e seguro.


SiDi - Fachada
SiDi – Fachada
Foto: Divulgação

O SiDi é um dos maiores Institutos de Ciência e Tecnologia do Brasil, com unidades em Campinas, Manaus e Recife, e relevantes parques tecnológicos e de inovação. Criado em 2004 como entidade privada sem fins lucrativos ligada à Samsung, o Instituto se especializou em solucionar problemas, e hoje traz na bagagem mais de 1.000 projetos que impactam a vida de milhões de pessoas, levando inovação e fazendo o futuro acontecer nas áreas de Consulting Services in ICTs (Serviços de Consultoria em TIC), Pesquisa e Desenvolvimento, Inteligência Artificial, Data Science, Programação Neuro Linguística, Cybersecurity, IoT – Internet das Coisas e Visão Computacional.

Basicamente, o campo de atuação do SiDi consiste no desenvolvimento de softwares aplicados a: Inteligência Artificial-IA (Assistentes Virtuais, Machine Learning, Big Data, Chatbots); Nuvem (planejamento, implementação e operação, soluções legadas); Segurança cibernética (Auditoria de Produto Digitais, Treinamento, Conscientização, Análise de Vulnerabilidade, Consultoria para Desenvolvimento, Teste de Intrusão); e, Soluções para Computadores e Visão Computacional. Todos os projetos desenvolvidos ao longo de sua história são codificados, de acordo com as necessidades de cada cliente.

O SiDi conta com vários cases de sucesso, dos quais se destacam: Bixby (assistente virtual da Samsung, uma ferramenta capaz de memorizar o que o usuário mais gosta de fazer e o auxilia na utilização dos seus aplicativos e serviços favoritos); Samsung Gallery (versão desktop da galeria presente em todos smartphones da marca; com a ferramenta, é possível exibir fotos e vídeos capturados pelo smartphone, baixá-los para fins de backup e gerenciar as pastas locais; o recurso também permite a edição de fotos, como ajustes automáticos, cortes ou rotações); SiDx (ferramenta de recrutamento que otimiza a inscrição de candidatos nos processos seletivos do SiDi; a plataforma soluciona 80% das dúvidas sobre as áreas de Recursos Humanos e Administrativa); Samsung Pay (forma fácil e segura de pagar com cartão de crédito, débito ou benefícios; o pagamento é feito diretamente pelo Samsung Galaxy ou Galaxy Watch).

O SiDi desenvolveu um supercomputador – o SiDi IARA –, elaborado juntamente com a Samsung a partir de recursos da Lei da Informática e suas atualizações. O equipamento hoje é o maior supercomputador da América Latina, com 120 petaflops de processamento Flop = sigla que representa “cálculo de fonte flutuante por segundo”. O nível de processamento do IARA equivale a 2 milhões de notebooks rodando simultaneamente, o que impacta o tempo na solução de problemas com enorme agilidade, representando um ganho enorme para o SiDi, que busca se tornar uma referência em IA no Brasil e no mundo. Os impactos imediatos da adoção da Inteligência Artificial nas empresas são: otimização e aumento da produtividade, aumento e satisfação no atendimento ao cliente, redução de custos e aumento da lucratividade, geração de diferenciais competitivos, desenvolvimento de novos produtos e novos modelos de negócio.

O SiDi IARA já está disponível para os alunos do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), que participam das residências tecnológicas nas áreas de Visão Computacional e Engenharia e Ciência de Dados, criadas pela Instituição de ensino em parceria com a Samsung, e contam com o apoio da unidade SiDi Recife, responsável pela parte prática dos cursos. Outra iniciativa é o projeto “Viva Bem”, em parceria da UNICAMP e do SiDi. O foco do projeto é a realização de pesquisas inovadoras na área de Saúde e bem-estar, bem como a formação de recursos humanos altamente capacitados nesse setor. Nos dois casos, o alto poder de processamento do SiDi IARA é um recurso valioso que contribui para o teste e validação das soluções desenvolvidas pelos pesquisadores desses centros de excelência.

Em 2022, a Samsung, em parceria com a Universidade de São Paulo-USP, anunciou a abertura de um programa gratuito de capacitação tecnológica em Desenvolvimento de Software com ênfase na plataforma Windows. A programação foi promovida pelo Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP, financiada pela Samsung e com apoio técnico do SiDi. Para capacitar os alunos nas melhores práticas de desenvolvimento de software, o curso traz um currículo abrangente, com introdução aos tópicos avançados em programação, conceitos e técnicas para concepção da usabilidade e interfaces com os usuários, metodologias ágeis, ferramentas de práticas de controle de versão, programação segura e desenvolvimento de soluções em nuvem. As aulas aconteceram de forma remota e foram ministradas por educadores da USP e especialistas do mercado.

Desde 2020 o SiDi realiza a Semana do Design. Nesses eventos são debatidos assuntos relacionados à atuação dos designers, oportunidades de trabalho, limitações, e maturidade de design em ICTs e empresas. Nos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) os designers são atores importantes no sistema de inovação por fazerem um dos elos entre Universidades e empresas nacionais ou multinacionais. Nesses estabelecimentos é cada vez mais forte a presença de Designers de UX/UI, porém a atuação destes profissionais varia bastante em relação àquela dos que atuam nas empresas. O profissional da área de UI atua na parte visual das telas, onde o usuário irá interagir. Já o UX Designer é responsável pelo fluxo e pela jornada que o usuário irá percorrer.

Saiba mais:

Website SiDi

Sobre nós - Website oficial

 

Lei Rouanet

Patrocínio

BOSCH

Realização

Fundação Fórum Campinas

 

Ministério da Cultura - Governo Federal